Você está aqui: Página Inicial / ☛ MORATÓRIA DA SOJA TRAZ PREJUÍZOS GIGANTESCOS AOS MUNICÍPIOS

☛ MORATÓRIA DA SOJA TRAZ PREJUÍZOS GIGANTESCOS AOS MUNICÍPIOS

por ASCOM publicado 28/05/2024 08h28, última modificação 28/05/2024 08h28
Tema da Moratória entrou nos discursos dos vereadores(as) nesta segunda 27 - mobilização e defesa ao agro

CÂMARA MUNICIPAL DE PRIMAVERA ENTRA NA LUTA EM DEFESA DO AGRO

Nesta terça (28.05) acontece em Cuiabá o seminário “O Impacto das Moratórias da Soja e da Carne nas Desigualdades Regionais”. Evento realizado pelo TCE/MT e Aprosoja/MT.

Na sessão desta segunda (27.05) na Câmara Municipal de Primavera do Leste o tema repercutiu entre os Vereadores(as).

Os Vereadores(as) foram unânimes em defender o setor produtivo nos discursos em plenário.

Os parlamentares apontaram a complexidade deste debate, os impactos para o estado e municípios.

Uma comitiva de Vereadores(as) se deslocam à capital nesta quarta para acompanhar a audiência.

A moratória, conforme os Vereadores(as) traz enormes prejuízos ao setor do agro, prejudicando municípios que têm vocação para produzir e exportar, como é o caso de Primavera do Leste.

O equilíbrio da economia do estado passa pelas moratórias, porque tanto a da soja quanto a da carne são impeditivas de crescimento.

A Moratória da Soja é um acordo comercial que restringe a comercialização da oleaginosa produzida em áreas convertidas legalmente após 2008 no bioma amazônico, mesmo o produtor respeitando o limite de converter apenas 20% nesse bioma.

A audiência ocorre a partir das 14h, no hotel Grande Odara em Cuiabá.

☛Sessão 27/05/24

17ª Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura

☛Ordem do Dia

1 - Projeto de Lei Ordinária nº 1580/24  - Executivo - Altera a Lei nº 2.086/22/Primavera do Leste e outras providências; Leitura; Enviado as Comissões;

2 - Projeto de Lei Ordinária nº 1581/24 - Sérgio Crocodilo - Reconhece os jogos de ação Paintball e Airsoft como prática esportiva no âmbito do município de Primavera do Leste; Leitura; Enviado as Comissões;

3 - Moção de Aplausos nº 17/24 - Wanessa Mello - Moção de Aplausos para os integrantes do Projeto PM no “Meu Niver” / Primavera do Leste; Leitura; Enviado as Comissões;

4 - PLO nº 1576/24 - Renato do Sindicato Rural - Institui a mascote do Projeto Naninha denominada "Naninha do Bem" como símbolo da literatura infantil do município de Primavera do Leste; 1ª e 2ª Discussão e Votação; APROVADO.