☛ABRIGO AOS ANIMAIS: Saúde animal é componente da saúde pública, na qual se inclui a saúde humana e a ambiental
Na sessão desta segunda (21.10) foi aprovada emenda junto ao PPA/exercício financeiro 2025 no valor de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) para a construção do abrigo de animais na cidade.
O entendimento prevaleceu entre a maioria dos vereadores(as) reconhecendo a saúde dos animais como fundamental para o bem-estar humano e a preservação do meio ambiente.
Na justificativa da emenda, deixar um animal sem o acesso ao atendimento de suas necessidades, tais como alimentação e abrigo, configura-se ato de crueldade, cabe ao Poder Público, com a participação da sociedade civil, o atendimento a estes direitos que lhes são inerentes e, tanto quanto, o cumprimento dos deveres para com eles, que é o de lhes prover a saúde e o bem estar.
☛CONTEXTO SOCIAL E VULNERABILIDADE
Dada a importância que os animais comunitários (de rua) exercem no contexto social e o grau de vulnerabilidade em que vivem, somados a evolução do pensamento humano no sentido de avançar na proteção e no reconhecimento enquanto sujeitos de Direitos, ainda na justificativa da emenda, ressalta-se pela constatação de que a construção do abrigo de animais é uma questão emergencial, não podendo mais ser adiada, onde o Poder Público deve dar atenção a causa e bem-estar animal em Primavera.
☛ABRIGO ANIMAL
Entre tantas funções de um abrigo de animais destacam-se três tarefas principais: ser um refúgio seguro para os animais que dele precisam; Funcionar como local de passagem, buscando a recolocação desses animais para lares definitivos; Ser um núcleo de referência em programas de cuidados, controle e bem-estar animal.
A emenda aprovada foi comemorada por defensores da causa animal da cidade, ONGs e sociedade organizada, com destaque e aprovação nas redes sociais.
A causa animal é também definida pela proposta como o conjunto de ações, de cuidado, abrigo, castração, alimentação e integração à saúde humana e ao ambiente urbano.