Acervo do Instituto Memória está sendo digitalizado
Preservar o acervo histórico do Legislativo e a história viva do município, arquivados no Instituto Memória, nas dependências da Câmara Municipal, é uma das prioridades da atual gestão da Câmara Municipal de Primavera do Leste. Com apenas um click será possível ter acesso a grande parte da história política, que começou a ser digitalizada. Cerca de 2.300 normas jurídicas, entre portarias e resoluções já foram digitalizadas e mais de 400 projetos de leis estão disponíveis no portal da instituição.
O projeto de digitalização visa disponibilizar registros que preservam o maior patrimônio documental do município, desde a formação até os dias atuais. São 33 anos de histórias registradas em fotos, material audiovisual, entrevistas e documentos.
O presidente Paulo Márcio, DEM, entende que é imprescindível preservar todo acervo histórico e, mais importante ainda é democratizar o acesso aos dados históricos do município a estudantes, pesquisadores, jornalistas, historiadores e ao cidadão comum que queira conhecer a saga de tanta gente que construiu esse município.
Para Paulo Márcio a responsabilidade da Câmara em conservar esse material é imensurável, “esse projeto sistemático de preservação é fundamental para facilitar a pesquisa histórica e possibilitar que as pessoas conheçam, por meio de um simples click, os primeiros fatos do nascimento de nosso município e a importância do papel do Legislativo na política local”.
O processo de digitalização conta com uma série de cuidados para não danificar os documentos. Além disso, todo esse material será disponibilizado no site do Instituto Memória, em fase de construção.