Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atleta de Primavera do Leste conquista título no mundial de capoeira no Rio de Janeiro

por driely.pinotti — publicado 28/08/2019 16h15, última modificação 28/08/2019 16h18
28 de Agosto de 2019

O presidente da Câmara Municipal de Primavera do Leste, Paulo Márcio (DEM) recebeu na manhã desta quarta-feira (28) a vista do capoeirista Wandré de Souza Nogueira Garcia, mais conhecido como Caputino. Ele representou o município no XII Jogos Mundiais da Abadá Capoeira e consagrou-se como campeão da categoria D azul/verde. Além dessa conquista, também trouxe para Primavera do Leste mais três títulos individuais de melhor corda azul e verde, melhor Jogo de São Bento Grande e Melhor Jogo de Iuna. A competição foi realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 25 de agosto, e contou com a participação de atletas de vários países.

Caputino, que tem apenas 17 anos, começou no esporte aos três anos, com dedicação e muito apoio do pai, o professor Mafú, que é um apaixonado pela capoeira e há anos dedica sua vida a ensinar essa arte, que proporciona inúmeros benefícios a crianças, jovens e adultos. “Comecei, incentivado pelo meu pai, ainda com três anos e, desde então, a capoeira é o símbolo de tudo na minha vida. Ela me auxilia em tudo que faço, principalmente, na questão disciplinar, porque esporte é disciplina”, disse.

Ele ainda comentou que ter sido destaque na competição representa a conquista de um sonho. “No estado de Mato Grosso apenas eu e mais um atleta já teve destaque nessa competição, que é de grande importância e ao mesmo tempo desafiadora, por ter competidores de grandes níveis e do mundo inteiro. Por isso, me sinto satisfeito, pois me dediquei e treinei bastante para conquistar o título”, disse.

O pai do competidor, professor Mafú, que acompanhou a visita do atleta à Câmara, afirmou que há mais de 20 anos sonha com esse título para Primavera do Leste. “Há muitos anos trabalho levando essa arte aos projetos sociais e nosso município, assim como em outras modalidades de esportes, tem grandes atletas potenciais. Fico muito feliz por ver alguém que ensinei desde os primeiros anos de vida, ser destaque em uma competição mundial”.

Para o presidente Paulo Márcio a conquista de Caputino é um resultado que coloca o município em destaque. “A dedicação e o empenho desse jovem traz inúmeros benefícios ao nosso município e o que queremos é isso, que os jovens de Primavera do Leste acredite e se envolva com o esporte. Além disso, o trabalho realizado pelo Abadá Capoeira e Professor Mafú tem contribuído muito para a formação de muitos jovens”. Na oportunidade, o parlamentar reiterou o compromisso da Câmara Municipal em continuar a lutar por mais incentivo e investimento no esporte.