Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Carmen denuncia: Ônibus que atende programas sociais estão expondo à riscos idosos e crianças

por adm publicado 03/09/2018 17h42, última modificação 03/09/2018 17h42
2 de junho de 2015

Após receber denúncias de que os ônibus fornecidos pela Prefeitura para os programas sociais estariam em situação precária, a vereadora Carmem Betti (DEM) foi pessoalmente checar a informação que partiu do Conselho Gestor de Saúde do ESF 3 localizado no bairro São Cristóvão e adjacentes.

Na última terça feira (26), a vereadora Carmem, acompanhou de perto toda a dificuldade das pessoas que desenvolvem atividades nos projetos sociais e necessitam da utilização deste meio de condução para chegar ao destino.

À bordo de um dos dois ônibus que atendem os projetos, Prima Jovem, Creju e Conviver, a vereadora Carmen acompanhou todo o trajeto. O ônibus começa a pegar às crianças nos pontos de parada,  ao meio dia e meio, percorrendo um trajeto longo e cansativo para os usuários que chegam a esperar até duas horas para chegarem ao seu local de atividade.

Conversando com alguns idosos que estavam no interior do veículo, a vereadora constatou que muitos deles, que seguem às terças e quintas-feiras, para realizarem sessões de fisioterapia e hidroginástica, em virtude da demora do ônibus até chegar ao local, muitos acabam perdendo às atividades que não são repostas pelos profissionais que os atendem, pois os programas são iniciados sempre às 13h e normalmente o ônibus só chega às 14h devido ao longo percurso.

Em meio ao calor que é típico do horário, pessoas vão se aglomerando e ocupando os assentos que na maioria das vezes estão quebrados e sem condições de uso.

Carmem chama a atenção pra lotação dos ônibus que é quase que constante – “…a situação está caótica, preocupante. Muitos se arriscam indo em pé. Já pensou se o motorista chega a fazer uma parada mais brusca? Ou se de repente precisa frear para evitar uma colisão ou atropelamento?  As pessoas vão cair e acabar se machucando, são crianças e idosos que estão neste ônibus”.

Carmem conta que dias atrás, uma senhora acabou tendo que fazer uma cirurgia depois de machucar a perna quando tentava embarcar no ônibus  – “…até hoje a senhora vive com a sequela daquele acidente, o estado de conservação destes ônibus estão péssimos. Presenciamos vidros quebrados, bancos quebrados, não tem cinto de segurança, não tem saída de emergência, e ainda super lotado. É inadmissível esta situação, não tem condições de manter este ônibus circulando e expondo a integridade física destas pessoas a um risco eminente de acidente”.

Carmen usou a tribuna desta segunda-feira, 01 para cobrar do prefeito Érico Piana – “…não temos opção, temos que cobrar do Prefeito e da Secretaria de Assistência Social. Inclusive em recente reunião que tivemos com a secretária Marcia Rotilli aqui na Casa cobrei dela essa situação. Precisamos de mais ônibus para atender a demanda, ônibus que transportem nossas crianças e idosos com mais segurança. Do jeito que está não pode seguir, temos que tomar providências e o Prefeito tem que intervir”.