Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CONFERÊNCIA DE SAÚDE OCORRE NESTA QUARTA, 23, NA CÂMARA

CONFERÊNCIA DE SAÚDE OCORRE NESTA QUARTA, 23, NA CÂMARA

por adm publicado 05/09/2018 08h59, última modificação 05/09/2018 08h59
22 de agosto de 2017

Nesta quarta-, 23, às 19h00, no plenário da Casa de Leis acontece a 1ª Audiência Pública de Saúde. As urnas ainda permanecem nos postos de coleta para que a população participe, preenchendo o formulário, sugerindo, apontando propostas, soluções e reivindicando serviços.

“…a Conferência tem o objetivo de propor estratégias para a melhoria dos serviços públicos de saúde na cidade. Estamos todos preocupados com o aumento da demanda, a qualidade dos serviços públicos na área e temos que discutir tudo isso abertamente com a população. E a partir daí, construirmos juntos uma saúde de qualidade.  Por isso a população tem que participar”, frisou o vice-presidente, Miley dos Santos (PV).

O 2º secretário, vereador Luis Costa (PR) também pontuou sobre o assunto: “…este é o momento de participação e também reflexão da gestão em saúde pública municipal, momento em que estaremos todos juntos debatendo quanto a demandas, propostas, programas, deficiências e demais assuntos que envolvem nossa saúde pública”.

“…através dessa Conferência vamos vivenciar o processo democrático e participativo, onde ouvir a sociedade é necessário, e é isso que iremos fazer vamos abrir o diálogo e debater propostas. Promover e dar suporte a ampla discussão é o nosso papel, vamos fortalecer esse direito da comunidade”, salientou o presidente Leonardo Bortolin (PMDB).

Os Vereadores defendem que a Conferência de Saúde servirá para analisar as prioridades locais, demandas, formular propostas, apontar deficiências e assim, delinear um diagnóstico do quadro atual da situação da saúde pública.

 

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO MUNICIPAL

 

Indicação 056 Leitura Que se faça Gestão junto aos Governos Federal e Estadual para que se cria um plano de aquisição de moradia própria, a exemplo do programa “HABITRABAS”, destinadas a funcionários Públicos de todos os entes da Administração Pública direta ou indireta, e a população em geral, usando o FGTS, e em parceria com o Executivo Municipal. Josafá Martins Barboza

 

Indicação 024 Leitura Construção de quebra molas na Avenida David Riva em frente ao colégio Mãe Divina Providencia. Juarez Faria Barbosa

 

Indicação 041 Leitura Fazer o aterro e reflorestamento para conter a erosão que fica na Rua Voluntários da Pátria no bairro Castelândia. Também no mesmo local tomar a providência de destinar um ponto para o lixo descartado pelos moradores na entrada da estrada das Furnas. Luis Pereira Costa

 

Indicação 037 Leitura Colocar nas entradas de acesso a cidade, placas instrutivas sob a regulamentação e deveres dos comerciantes e mercadores ambulantes do Município de Primavera do Leste – Mato Grosso. Neri Domingos de Souza

 

Indicação 019 Leitura Operação tapa buraco na Rua Jequitibá com a Av dos Trabalhadores, nas proximidades do Nº 45 e Nº 70 no Bairro Jardim Bela Vista. Wellis Marcos Rosa Campos

 

PROJETOS

Projeto de Lei 809 1ª e 2ª – Discussão e votação – Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir no Orçamento de 2017, aprovado pela Lei 1.665 de 13 de dezembro de 2016, um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 85.000,00, por anulação parcial de dotação orçamentária. Executivo Municipal. Projeto aprovado em plenário.

 

Vereador Josafá Barboza (PP)

JOSAFÁ APONTA PROBLEMAS QUANTO A UTI E AUDIÊNCIA NA QUARTA

 

“… estamos recebendo denúncias e reclamações no gabinete, em várias situações, e com relação a UTI em Primavera já levamos esta demanda ao conhecimento das autoridades em Cuiabá, e demais reclamações quanto aos atendimentos na área da saúde, quero apontar que cidadãos estão amanhecendo em filas na frente dos postos, esperando atendimento, mas quando amanhece, recebem a informação de que não haverá médico. Isso não pode ocorrer. Tem que haver uma informação aos usuários. Diante disso estamos cobrando e pedindo mudanças. Acredito que através dessa audiência pública da Saúde, neste dia 23, vamos buscar informações e resolver os problemas. Ampliar a discussão com população, Secretaria de Saúde e assim, precisamos encontrar saídas emergenciais neste setor para melhorar o atendimento. Nada pelo lado pessoal, vamos debater sobre gestão em saúde. É um bom momento para discutirmos todos juntos os problemas”.

 

 

Presidente Leonardo Bortolin (PMDB)

LEO DESTACA DEMOCRATIZAÇÃO DA CASA

 

“…quero aqui reforçar o convite da audiência pública, nesta quarta, dia 23, mais uma ação efetiva de todos nós. Na semana passada tivemos as sessões itinerantes no Primavera III, agradeço aos servidores e assessores, pelo empenho também e suporte. A proposta é democratizar as ideias. Com esse objetivo já estendemos esse convite à toda sociedade”.

 

LEO DESTACA EVENTO DA IGREJA CATÓLICA E COSTELÃO

 

“…quero elogiar também a organização da Igreja Católica pelo evento no fim de semana, e também o evento dos engenheiros agronômos evento já tradicional e mesmo com a chuva não atrapalhou, a sociedade compareceu, parabéns pelo brilhantismo que atuaram no evento. Festa que já faz parte da tradição de Primavera”.

PRÉDIO DA CÂMARA VOLTA A SER PONTO DE ENCONTRO DAS FAMÍLIAS

 

“…a Câmara passa por adaptações em diversos setores, estamos trabalhando em conjunto com apoio de todos, e com isso já é notória a participação da sociedade que voltou a utilizar o espaço público. Que a população sinta orgulho e que este prédio se torne cartão postal da cidade. O trabalho vem sendo feito com dedicação e responsabilidade”. Aos fins de tarde e aos finais de semana, a comunidade tem utilizado o espaço externo da Casa como ponto de encontro de famílias.

 

Vereador Luis Costa (PR)

 LUIZ COSTA APONTA FALTA DE MÉDICOS NA SAÚDE

 

“…na audiência da saúde muitos assuntos serão debatidos e iremos buscar soluções. Estive recebendo muitas reclamações, no Poncho Verde por exemplo, está faltando médico no PSF, entramos em contato com a Secretaria de Saúde. A situação deve ser resolvida. Temos que tentar tirar as pessoas da fila da madrugada para tentar amenizar este problema. Na UPA quanto a demora do atendimento estão ocorrendo muitas reclamações, vamos verificar isso também”.

 

OBRAS PRECISAM SER RETOMADAS NA ROTATÓRIA DA BR-070

 

“…na rotatória da BR-070 acesso ao Castelândia, estamos buscando junto ao gabinete do senador Wellinton Fagundes suporte para que volte as obras na localidade e melhorar o tráfego na região aos motoristas, ciclistas e pedestres. Estamos trabalhando nesse sentido, precisamos de mais segurança nesse sentido”.

 

Vereador Paulo Marcio (DEM)

PAULO MÁRCIO DESTACA IMPORTÂNCIA DO DEBATE POLÍTICO COM JOVENS

 

“…estivemos na presença dos alunos da escola Paulo Freire, professores Dinéia e Laurimar, que estão desenvolvendo este trabalho com alunos do 3° ano, o despertar da política. O debate é importante, e perceber nesses alunos o interesse desses alunos. E pedimos também aos cidadãos que se interessem pela política, talvez em poucos meses teremos novas eleições na cidade, o voto de cada cidadão é importante, pois o destino de nosso município será novamente colocados nas mãos do cidadão”.

 

Vereador Paulo Donin (PSB)

DONIN SALIENTA QUE ATESTADOS GERAM PROBLEMAS

 

“…a audiência pública será importante mesmo, tem médicos entrando com atestado na Secretaria, isso gera problemas e dificulta o processo de atendimento, tem problemas sim ocorrendo nesse sentido, algo não está certo, porque há essas oscilações? Temos que ver isso. A audiência será de suma importância para esclarecer muitos assuntos”.

 

Vereador Miley dos Santos (PV)

MILEY PONTUOU QUE DEMANDAS AUMENTAM

 

“…fizemos trabalho de divulgação em todos os ESF´s da cidade, percorremos todos, levando os convites, trabalho gratificante e dessa forma conversamos com a população, muitas demandas, este número é crescente, mas o Secretário já antecipou algumas situações. Mas a audiência será necessária, nesta quarta, às 19h00 aqui no plenário”.

 

MILEY SALIENTA QUE JOVENS DEVEM ESTIMULADOS

 

“…destaco o trabalho feito com os alunos da Escola Paulo Freire, essa participação dos jovens na política [é importante, estimular o debate, a reflexão, e isso que fizemos hoje aqui, o significado da política é amplo, o trabalho com os jovens é interessante, aula diferenciada mais dinâmica e foge do padrão comum. Aulas de campo, interativas surge efeito”.

 

Vereador Carlos Araújo (PP)

ARAÚJO DESTACA PROGRAMAS CULTURAIS EDUCATIVOS

 

“….evento realizado pela escola Alda Scopel no fim de semana, evento de destaque, teve a apresentação do grupo Faces, onde apresentaram peça educativa sobre trânsito, temas também importantes, como0 pedofilia, esclarecendo à comunidade e orientando também. Através da cultura passando informação. Quero destacar também o lançamento da PrimaFest na cidade, a festa popular voltou, parabéns aos envolvidos e comissão organizadora”.

 

LEO ELOGIA PÚBLICO QUE COMPARECEU NO LANÇAMENTO DO PRIMAFEST

 

“…pouco recurso do município envolvido nesse evento (PrimaFest), isso devemos ressaltar, temos também o deputado Max Russi que encaminhou emenda ao evento e mesmo com frio neste domingo, a população participou na pista do lançamento e escolha da garota destaque do evento. Parabéns à todas participantes e a Câmara também está apoiando o evento”.

 

Vereador Carlos Instrutor (PSD)

CÂMARA ITINERANTE PRODUTIVA NO PVA III

 

“…Câmara Itinerante foi muito produtivo, ouvimos à comunidade, trouxemos muitas demandas, enfim, essa aproximação é necessária e assim podemos conhecer a realidade e as necessidades no dia a dia da comunidade local”.

 

 

Vereadora Carmen Betti (PSC)

ATESTADO FOGE AO CONTROLE E PREJUDICA SAÚDE

 

“…entrei contato com secretário, denúncias com falta de médicos, identificamos, falta de 5 médicos. O ESF VII, por exemplo, estava com médico em atestado, o que foi substituir também ficou doente e também entrou com atestado, enfim, são situações que foge ao controle mesmo. O Secretário tem demonstrado esforço nesse sentido, esses atestados é um problema na gestão. Muitos servidores de atestado, e hoje a Saúde está superando a Educação nesse sentido. Observamos que há falta de profissionais à disposição para se contratar também. O secretário Advanilson está atento e buscando de forma dedicada resolver os problemas”.

 

Vereador Elton Baraldi (PMDB)

TEM INFORMAÇÃO DESENCONTRADA NA COMPRA DO FEIJÃO. REPROVO A ATITUDE COM AS SERVIDORAS

 

“…vamos estar todos presentes na audiência discutir e acharmos solução para melohorar os atendimentos. A situação da falta de médico, é caso grave, não é culpa do atual gestor. Cidadãos não merecem passar por isso. O conselho de alimentação da merenda escolar, reprovo a atitude feita com os servidores, não concordo com isso, tem que se dialogar sempre. Se houve erro na aquisição do produto, as servidores não podem realmente compactuar com isso. A situação de R$ 17,00 valor mencionado que foi adquirido não procede. A servidora jamais iria compactuar com isso. Tem informação desencontrada, quem vendeu? Motivo que foi vendido nesse valor, temos que verificar. O Conselho é atuante sim, e temos que ter mais conselhos atuando na cidade”.

Combate ao COVID-19

Colabore no combate ao COVID-19

Siga as nossas redes sociais

Facebook  YouTube  Instagram

Acompanhe o processo legislativo da Câmara

SAPL

Ouvidoria

Ouvidoria

Transmissões ao vivo - Clique para assistir

YouTube-libera-transmissão-de-vídeo-ao-vivo-pelo-celular – Sitre – Simpósio  Internacional