Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diretor da Águas de Primavera verifica “in loco” situação precária no Jd. Universitário

por adm publicado 03/09/2018 16h54, última modificação 03/09/2018 16h54
23 de Abril de 2015

Após constantes reivindicações com relação a situação precária em que convivem moradores do bairro Jardim Universitário, na tarde desta quinta-feira 23, o presidente da Câmara, Josafá Barboza (PP), acompanhado dos vereadores Paulo Donin (PROS) e Estaniel Pascoal (PROS) percorreram novamente as ruas do bairro, dessa vez na companhia do diretor de operações da empresa Águas de Primavera, Diego Dalmagro.

Na visita informal, os vereadores e o diretor da empresa percorreram as ruas do bairro e constataram a difícil situação que enfrentam todos os dias os moradores, mau cheiro, esgoto correndo a céu aberto e a dificuldade de acesso às residências – “…foi bom eles verificarem in loco esta situação crítica. Todos os vereadores já vieram até o bairro, já fizeram inúmeras cobranças, mas estamos acreditando que agora o problema será resolvido”, salientou Josafá.

Conforme o Presidente, uma comissão especial será formada para esta situação – “…iremos formar essa comissão especial na Casa para que seja feito o acompanhamento de perto, andamento das obras e ouvindo à comunidade do bairro, a meta é resolver os problemas e proporcionar condições mais dignas a essa comunidade”.

O gerente de operações, Diego Dalmagro, após percorrer as ruas do bairro disse que a empresa irá realizar as obras necessárias – “…o que podemos constatar é que o bairro não tem rede coletora, as fossas de cada residência terão que ser interligadas a rede, essas fossas é um tratamento individual de cada residência e não podem conter vazamentos. Iremos fazer as obras necessárias, implantar a rede coletora e os moradores terão também que fazer a sua parte que é ligar a tubulação das casas ao sistema. Após o término da rede, entra em cena a equipe sócio-ambiental que fará as devidas orientações e levantamentos no bairro, interligando toda a rede das casas. A responsabilidade social é de todos. Quatro empresas estão contratadas para a execução dos diversos serviços, a empresa vai investir mais de R$ 55 milhões em Primavera”, assinala.

Esta nova rede irá levar o esgoto das casas para a estação de tratamento e então a água é tratada para que possa ser devolvida ao meio ambiente sem poluir.

“O saneamento é um grande benefício à saúde pública. Estamos acreditando que os problemas serão mesmo resolvidos, porque do jeito que está aqui não pode continuar”, disse o vereador Paulo Donin.

O vereador Estaniel Pascoal avaliou com otimismo a posição da empresa – “…acreditamos sim que realmente dessa vez a empresa irá se posicionar e tomar frente aos problemas. Se gasta com saneamento, mas economiza-se com saúde. A cidade do porte de Primavera merece investimento em saneamento básico em todos os bairros”.

REUNIÃO DIA 30 – Uma reunião está agendada para o dia 30 de abril na Câmara Municipal com a presença de todos os vereadores e a direção da empresa para que sejam debatidos e esclarecidos diversos assuntos com relação a execução de serviços da empresa em Primavera.

“É uma preocupação de todos vereadores que se uniram em torno deste problema que atinge diversos bairros da cidade. Essa reunião dia 30 será importante para definirmos ações e estabelecermos prazos também”, frisou Josafá.

Moradores já não agüentam mais “mau cheiro” no bairro

Os moradores do bairro que acompanharam a comitiva disseram que se as obras realmente saírem do papel a comunidade ganha mais qualidade de vida – “…e evita doenças causadas pela falta de saneamento. Tem a rede já em algumas ruas, mas não efetuaram essa ligação a rede pública. A rua ´A` por exemplo, não tem rede, mas a rua final do bairro a ´B` tem rede só precisar interligar”, explicou a moradora do bairro, Neusa Silva, que reside no local há mais de 4 anos.

O morador Valdivino Silva reivindicou limpeza nos terrenos baldios – “…o matagal está tomando conta também, os focos do mosquito da dengue são muitos aqui, a Prefeitura poderia nos ajudar nessa questão e realizar a limpeza, porque o mato alto também contribui com a insegurança e facilita a ação dos marginais”, salientou.

A dona de casa, Lourdes Montalvani, disse que já não agüenta mais o mau cheiro – “…tem dia que temos que fechar as portas, trancar janelas, fica terrível, hoje eles vieram em um dia que o cheiro não está tão forte, mas já viram a precariedade daqui. Temos que improvisar pra entrarmos nas residências e às crianças acabam tendo contato com essa água podre na rua, isso tem que mudar pelo amor de deus”.