Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diversos assuntos de interesse público são discutidos pelos vereadores em sessão ordinária

por driely.pinotti — publicado 01/07/2019 21h55, última modificação 01/07/2019 22h01
01 de julho de 2019

A Câmara Municipal de Primavera do Leste realizou nesta segunda-feira (01) mais uma sessão ordinária do ano de 2019. Na oportunidade, os parlamentares se manifestaram sobre os mais diferentes assuntos de interesse público.

Indicação – O presidente da Casa, Paulo Márcio (DEM) defendeu a regularização dos terrenos do Assentamento Novo Progresso, possibilitando a transformação da área em perímetro urbano. “Estive no local com o vereador Luis Costa e os moradores fizeram essa reivindicação. Existe um contrato de comodato para vinte anos e, o que reza para este contrato, é que após esse período eles terão que desocupar a área, sem nenhum direito a indenização. Isso nos preocupa, ainda mais porque já se passaram metade desse prazo. Precisamos buscar uma solução definitiva para resolver o problema desses moradores, que estão instalados na localidade há algum tempo”.

Setor de Engenheira – O vereador Kinha Juriti (PV) criticou o setor de engenharia da Prefeitura pela demora na aprovação dos projetos e, na concepção do parlamentar, isso pode desacelerar a construção civil e impactar de forma negativa a economia e a geração de emprego e renda. “Tenho sido cobrado construtores. Antes, quando era apenas um profissional no setor, um projeto demorava 60 dias para ser analisado, agora, que dobrou o número de servidores tem demorado ainda mais. Isso prejudica o desenvolvimento de nosso município”.

Obras da Rodovia BR-070 - O vereador Antônio Marcos, o Piru, (PP) salientou a importância do retorno das obras da rodovia BR-070, na saída para Barra do Garças. Na sua visão, a entrada possibilitará outra formatação para o município de Primavera do Leste. “Parabéns a todos os envolvidos. Foram tomadas as medidas necessárias e estamos com uma expectativa muito positiva. Auxiliei algumas famílias a retirar seus pertences do local e não via reclamação dos moradores das margens, pelo contrario, percebi que eles entendiam a necessidade de sair do local. No entanto, precisamos nos atentar a quem ficou. Foi retirado das margens da rodovia pessoas que não tinha onde morar, mas ficaram alguns moradores que tem poder aquisitivos altos e empresários, que estão, inclusive, localizados em área de preservação”.

Industrialização- O vereador Carlos Araújo (PP) falou dos benefícios que trará a instalação do novo distrito, possibilitado o funcionamento de novas empresas e geração de renda. “Nesse momento em que o país vive de crise e desemprego, a abertura desse novo distrito possibilitará desenvolvimento e crescimento ao nosso município, além de uma vida mais digna aos moradores”.

Integração entre as forças de segurança pública - O vereador Carlos Instrutor (PSD) mencionou a importância da comunicação integrada entre as forças de segurança pública (civil, militar e federal) com o uso da rede de radiocomunicação digital. “Essa é uma de minhas pautas e dos amigos vereadores Miley, Kinha e Luis. O sistema de radiocomunicação, além de ser uma rede segura, possibilita que os atendimentos das ocorrências sejam mais eficientes. Para discutir essa temática estaremos em Rondonópolis, nesta sexta-feira, em uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa”.

Violência Contra Mulher – A vereadora Carmen Betti (PSC) comentou de uma reunião da Sala da Mulher com o juiz Alexandre Pampado para tratar de uma das temáticas discutida na audiência pública, realizada pela bancada feminina, para debater o enfretamento da violência e defesa dos direitos da mulher. “Trata-se do cumprimento do artigo 14º da Lei Maria da Penha, da necessidade da criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O juiz Alexandre nos explicou que já foi solicitado ao Tribunal de Justiça, tendo em vista, que a Comarca tem espaço físico para o funcionamento, mas falta efetivo. Vamos até Cuiabá buscar apoio para que nosso município tenha esse juizado especial, já que a violência tem aumentado cada dia mais e a Sala da Mulher tem buscado alternativas de coibir”.

Qualificação – A vereadora Edna Mahnic (PT) citou a aula inaugural do curso de qualificação profissional do Senai, que foi uma indicação de seu gabinete. Coforme a parlamentar, ela fez visitas há algumas indústrias do município para buscar informações sobre as dificuldades. “Fui informada pelos empresários que faltava mão de obra qualificada e isso impedia o crescimento de produção. Com esses cursos de qualificação ajudamos os trabalhadores, com o suporte técnico e também as indústrias a terem profissionais qualificados”.

Movimento Pró-Bolsonaro – O vereador Luis Costa (PR) disse que apoio o movimento realizado no último final de semana, em Primavera do Leste, em apoio ao governo Bolsonaro. “Estive presente e expressei meu total apoio ao Ministro Moro, que na minha concepção, é um herói e isso ficou marcado pela forma que conduziu a operação Lava Jato, colocando na cadeia um dos maiores corruptos da historia, o ex-presidente Lula. Vou enviar ao Ministro uma carta de apoio e, ao Neri Geller, um ofício para apoiar pautas importantes como o armamento”.

Câmara Temática – O vereador Manoel Mazzutti (MDB) mencionou a importância de se criar uma Câmara Temática no município para incentivar os empresários e agros empresários a se unirem e formar indústrias. “Temos falado muito em buscar indústrias, mas temos que começar a focar no fomento da veia criativa. Em nosso município existem muitos empresários bem sucedidos para colocar recursos e criar indústrias que sejam do município, com o financiamento do próprio empresário. Fica lançado o desafio”.