Em sessão ordinária, vereadores falam sobre saúde, mobilidade urbana e geração de emprego

por DRIELY PINOTTI publicado 26/02/2019 13h39, última modificação 26/02/2019 13h39
26 de Fevereiro de 2019

Os vereadores da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de Primavera do Leste se reuniram na noite desta segunda-feira, 25, para mais uma Sessão Ordinária. Mais de 30 indicações foram encaminhadas ao Executivo Municipal. Uma moção de aplauso, de autoria do presidente Paulo Márcio (DEM), que visa homenagear a Promotora de Justiça Ana Cristina Ribeiro de Medeiros entrou para leitura. Além disso, os parlamentares votaram o Projeto de Lei nº 929/2019, do Executivo Municipal, que regulamenta o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2019. A matéria, aprovada por unanimidade, não trata de aumento do IPTU, apenas regulamenta como será realizado a cobrança, em relação às datas e descontos.

Já no grande expediente, que é o espaço em que os parlamentares se manifestam sobre os mais diferentes assuntos de interesse público, várias temáticas foram abordadas.

Vereador Miley Alves (PV)

Indicações: O vereador Miley Alves (PV) agradeceu os colegas parlamentares pela visão coerente e posicionamento contrário ao pedido de cassação do mandato dele. “Também agradeço ao Ministério Público pela quebra de sigilo, pois com isso, possibilitou que a população pudesse ter acesso as informações de um plano maquiavélico contra a Câmara Municipal. Está tudo nos altos do processo”, disse.  Ele ainda defendeu indicações de asfaltamento da Rua Flamingo, no bairro Tuiuiú; instalação do sistema de drenagem de águas da Avenida Seriema e implantação de mapas da cidade, na Praça da Matriz.

Vereador Piru (PP)

Crítica: O vereador Antônio Marcos, o Piru, (PP) criticou o Executivo Municipal por não atender as solicitações dos parlamentares. “Quero ressaltar que estive, na semana passada, com o chefe de gabinete, defendendo a construção de um quebra-molas na avenida que desce para o Bombeiro. No local há um grande risco de acidentes. Porém, até esse momento, estou esperando uma ligação informando o que será feito para segurança dos condutores que trafegam pela localidade. Essa sessão e a última estavam recheadas de indicações, visando à melhoria de vários bairros, porém, nem sempre somos atendidos”, afirmou.

Vereador Araújo do Sindicato (PP)

Saúde: O vereador Carlos Araújo (PP) comentou da reunião do Conselho de Saúde, em que foi debatida a necessidade de contratação de mais Agente Comunitário de Saúde. Ele ainda salientou a importância do trabalho desses profissionais que são um elo entre população e Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o parlamentar ainda defendeu que seja ampliado o atendimento do SUS com o credenciamento de mais um Hospital, que seria o das Nações. “Também quero defender indicações que há mais de dois anos solicito à Prefeitura, mas ainda não fui atendido. Peço que seja feita a demarcação de faixa de pedestre na Rua Benedito Delfino, no bairro Eldorado e, que seja realizada a manutenção das faixas, localizadas em frente ao Ciretran. Já estão muito apagadas e precisam ser pintadas”.

Vereador Carlos Instrutor (PSC)

Transporte Público: O vereador Carlos Instrutor (PSD) informou à população que a Casa tem ciência que os ônibus do transporte público não estão adequados e dentro dos parâmetros, oferecendo riscos aos usuários. “Na semana passada, ao lado de colegas vereadores, participei de uma reunião na empresa Mantiqueira, para tratar sobre o transporte urbano, não apenas para as pessoas que utilizam para chegar até o local, mas debatemos o assunto pensando em toda comunidade”, salientou. Ele ainda informou que nesta terça-feira (26) será realiza a licitação da mobilidade urbana, o que em sua concepção, tornará o trânsito mais seguro.

Vereadora Carmen Betti (PSC)

Social: A vereadora Carmen Betti (PSC) falou da inauguração da extensão do Cras Mabilia Furtado, que além de ofertar serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, também abrigará um viveiro de mudas de árvores nativas e espécies utilizadas em ornamentação e paisagismo. “É importante esse projeto que levará dignidade as famílias, pois muitas não têm condição de se locomover até o bairro Primavera III para receber os serviços”, comentou. Ela ainda salientou a importância das ações do projeto Segunda Chance – “em que pude ver homens tendo uma nova oportunidade de se inserir na sociedade. São homens e mulheres trabalhando e recebendo salário, com dignidade. Além disso, eles recebem orientação psicológica e espiritual. Podemos ver bons resultados”, reforçou.

Vereadora Edna Mahnic (PT)

Mulher: A vereadora Edna Mahnic (PT) mencionou ações realizadas pela Sala da Mulher. Segundo ela, a bancada feminina tem organizado encontros com representantes de instituições e entidades que desenvolvem trabalho em prol da mulher. “São ações importantes para organizamos um calendário das atividades que serão realizadas no mês de março”. O objetivo é centralizar essas atividades para que possamos auxiliar na divulgação e, assim conseguirmos informar um grande número de mulheres para debatermos temáticas relacionadas ao público feminino.  Ela ainda informou à população, que será realizada audiência pública, para discutir os assuntos, além de ações como roda de conversa, panfletagem, entre outras. As atividades serão desenvolvidas em parceira com o Conselho da Mulher, Promotoria de Justiça e Secretaria de Saúde.

Vereadora Iva Viana (PDT)

Escola: A vereadora Iva Viana (PDT) agradeceu ao prefeito por abraçar a causa da bancada feminina em relação à organização de um mês de março inesquecível, com ações concretas, que beneficie as mulheres primaverenses. Ela ainda falou sobre a falta de vagas nas unidades escolares do município. “Muitas crianças sem vagas na escola. Como uma criança vai ficar fora da escola? É um direto delas. Peço a Prefeitura que resolva essa situação”, salientou. Na ocasião, a parlamentar comentou de uma agenda em Cuiabá, com o objetivo de buscar informações sobre os pacientes de Primavera que realizam tratamento na Santa Casa de Cuiabá. “É muito preocupante. Fui a convite da Nice Polla que realiza um trabalho significativo com as pessoas em tratamento contra o câncer. Poucos setores estão funcionando na Santa Casa. Muitos médicos estão sem receber há mais de dez meses. Se o governo não fizer os repasses, como ficarão os nossos pacientes com câncer?”, questionou.

Vereador Juarez da Loretta (PDT)

Limpeza pública: O vereador Juarez Barbosa (PDT) pediu consciência à população em relação ao descarte de lixo. “Recebi essa semana uma denúncia em que pessoas estavam jogando lixo nas proximidades do bairro Tuiuiú. Pedimos conscientização da população para ajudar na limpeza, pois não adianta a Prefeitura fazer sua parte, mas não haver colaboração da comunidade”. Ele também comentou sobre o trabalho de tapa buraco, que em sua concepção, não está surtindo efeito – “é preciso fazer um trabalho mais efetivo, duradouro e de qualidade”, comentou.

Vereador Luis Costa (PR)

Saúde: O vereador Luis Costa (PR) comentou sobre visita a obra da clinica da mulher. “Estive no local com a secretária de saúde e as obras estão a todo vapor. Fiquei feliz em ver o mamógrafo instalado e, em breve, as nossas mulheres poderão realizar vários tipos de exames”, disse. Ele ainda falou sobre a falta de psicólogo no município e, salientou que, é preciso resolver essa situação e buscar meios de oferecer mais especialidades à comunidade.

Vereador Manoel Despachante (MDB)

Investimentos: O vereador Manoel Mazzutti (MDB) ressaltou a busca do prefeito Leonardo Bortolin em prospectar novos investimentos e geração de emprego. Ele mencionou visita do chefe do Executivo ao município de Brusque, no estado de Santa Catarina, para um encontro com o presidente das lojas Havan. Na oportunidade, o parlamentar ainda comentou que o prefeito esteve, na semana passada, em Sinop conhecendo a estrutura da faculdade Fasipe, instituição que se instalará em Primavera do Leste. – “A faculdade Unic não está cumprindo o que ela tem de contrato com o aluno. Contrato que também é respaldado por lei. A instituição tem um percentual para cumprir de aulas presenciais e isso não tem sido feito, para algumas turmas. Faço parte da Comissão de Defesa do Consumidor e, essa Casa está pronta para esse enfrentamento. Além disso, Primavera precisa de novos investimentos para não acontecer situações dessa natureza. Fica meu respeito aos alunos da Unic e apoio”.

Vereador Neri Gaiteiro (PDT)

Convite: O vereador Neri Gaiteiro (PDT) falou de um vídeo que foi gravado no bairro Tuiuiú - “eu não fiquei bravo com o vídeo que foi gravado, pelo contrário, arrumei mais alguns companheiros para me ajudar a limpar o bairro. Estou aguardando os autores da gravação para me auxiliar na limpeza do bairro”.

Vereador Paulo Márcio (DEM)

Moção: O presidente da Casa, o vereador Paulo Márcio (DEM) solicitou a Prefeitura que seja construída uma cobertura na área de lazer no espaço de areia da creche professora Rosidelma Almeida, no bairro Primavera III. Na ocasião, ele comentou da Moção de Aplausos, de sua autoria, que visa homenagear a Promotora de Justiça Ana Cristina Ribeiro de Medeiros. O parlamentar pediu apoio dos colegas na aprovação e, leu um breve histórico dos trabalhos desenvolvidos pela promotora. “Desde 2004 exerce suas funções na comarca de Primavera. Com um belo currículo e, nesses anos de exercício, desenvolveu um trabalho significativo a toda região mato-grossense, mantendo uma postura digna e equilibrada nos anseios da população. Sendo assim, diante de toda dedicação e desenvoltura a frente de suas atribuições, eu não poderia deixar de parabenizar esse exemplo de pessoa, pelo comprometimento social”, disse.