Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Enfermeira Giovana solicita à Prefeitura doações de cestas básicas às gestantes e lactantes em situação vulnerável

por ASCOM publicado 21/10/2021 11h22, última modificação 21/10/2021 11h22

A alimentação adequada é essencial para a saúde de uma mulher em gestação e no período da amamentação. E não menos importante, é primordial para que o feto se desenvolta e, quando nasce, tenha um crescimento saudável. Porém muitas grávidas de Primavera do Leste, em situação vulnerável, não têm a garantia da alimentação necessária. E por isso a vereadora Enfermeira Giovana sugere à Prefeitura para que forneça cestas básicas mensais para gestantes e lactantes.

A reivindicação foi feita por meio de indicação apresentada em Plenário na Sessão Ordinária da última segunda-feira (18). Segundo a parlamentar, há um número considerável de mulheres que estão em fase de gestação ou amamentação e a procuram no gabinete para fazer esse tipo de reclamação.

A vereadora reconhece que “diante do atual cenário econômico do país, muitas gestantes e lactantes estão em condições financeiras precárias”, e entende que o Poder Público precisa voltar suas atenções às mães cadastradas no sistema de assistência social e que fazem acompanhamento pré-natal em unidades públicas de saúde do município.

De acordo com a indicação da Enfermeira Giovana, a vereadora sugere que as doações sejam realizadas até que a criança complete um ano de vida. Ela indica, ainda, que as cestas básicas contenham, ao menos, itens como: carne; leite; feijão; arroz; farinha; batata; tomate; pão; café; banana; açúcar; óleo e manteiga, observando os componentes nutricionais necessários a esse público.

Ainda junto a indicação a vereadora recomenda que o município fortaleça os programas orientativos para que as mães alimentem seus filhos exclusivamente com o leite materno, ao menos que haja impossibilidade física ou biológica.

e-SIC - Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão

e-SIC