LEO DEFENDE SETOR COMERCIAL. CONTAS REFERENTE 2015 SEGUEM AS COMISSÕES
Na sessão desta segunda, 06, diversos assuntos foram debatidos pelos vereadores em tribuna. A pauta da sessão contou com 19 indicações ao executivo municipal e o processo legislativo referente as contas anuais da Prefeitura na gestão do ex-prefeito Érico Piana, exercício 2015, entrou na leitura da sessão e foi encaminhado as comissões permanentes.
Entre os temas debatidos pelos vereadores, destacou-se a fiscalização e aplicação de multas aos caminhões estacionados nas avenidas e ruas da cidade. Os caminhoneiros procuraram os vereadores quanto as multas que foram aplicadas – “…estamos em uma região agrícola e a penalidade está ocorrendo e gerando inconformismo dos caminhoneiros de Primavera. A CMTU não está errada,está exigindo a lei, porém, precisamos mexer na legislação porque não podemos penalizar essa categoria, que encontremos juntos um meio termo, e que se estabeleça uma área para que os mesmos possam estacionar”, levantou esta reivindicação na tribuna,o vereador Paulo Márcio (DEM).
O presidente Leo Bortolin (PMDB) ponderou sobre a questão: “…alguns comerciantes me procuraram até mesmo com relação ao período disponibilizado para a carga e descarga, alguns horários não estão em conformidade, temos que ver essa situação. Estamos abertos ao diálogo com a categoria, vamos ampliar o debate com o executivo e assim achar uma solução”.
O líder do prefeito, Paulo Donin (PSB), disse que é bom discutir abertamente a questão – “…vamos buscar um entendimento e uma área apropriada e a legalidade dessa questão, até mesmo discutirmos a possibilidade de terceirização do serviço. Vamos alinhar essa questão”.
Este assunto repercutiu na sessão e a maioria dos vereadores debateu o tema, fizeram sugestões e defenderam uma reunião com a categoria e executivo municipal para se buscar uma solução.
VEÍCULOS ABANDONADOS, CRIAÇÃO DA CASAI E SUPORTE NA REGIÃO DO VALE VERDE
Outros temas levantados: Aquisição e apoio à classe dos pequenos produtores de Primavera; Região do Vale Verde que está sofrendo com as fortes chuvas e precisa de suporte na infra-estrutura; Anistia fiscal, projeto deve receber atenção com urgência no município; Reunião com categoria de enfermagem em Primavera que cobra benefícios sobre a carga horária de trabalho, entre outras reivindicações; Segurança pública que seja fortalecida na região do bairro São José, cobrança da comunidade; Implantação da CASAI (Casa de Apoio ao Indígena) em Primavera. Esta Casa servirá de apoio aos indígenas da região, onde os índios ao deixarem o hospital poderão receber continuidade de atendimento e amparo neste local. A área já está doada pelo município próximo ao albergue municipal. Hoje são mais de 3.500 índios que são atendidos pela rede pública de saúde do município, porém, nenhuma das aldeias pertence à Primavera, sendo assim, sem repasse de recursos para tal finalidade; Apoio a Cooperprima também ganhou reforço no parlamento; Houve a cobrança também com relação aos veículos abandonados pelas ruas da cidade, que trazem inúmeros malefícios a vida do cidadão primaverense, dentre demais temas.
VEREADORES APONTAM FALTA DE MÉDICO NO NÚCLEO DA SAÚDE MENTAL
Outro assunto que ganhou repercussão na sessão foi com relação ao atendimento no núcleo de saúde mental da Secretaria de Saúde – “…recebemos muitas reclamações e fomos verificar, realmente o núcleo está sem médico para atendimento, e a informação que temos é que irão deslocar os pacientes para serem atendidos em Rondonópolis, o que sem dúvida irá gerar mais custos, transtorno aos pacientes, isso não pode acontecer. Este núcleo estava funcionando muito bem, e as receitas dos pacientes estão vencendo, porque a grande maioria faz uso de remédio controlado de uso contínuo, sabemos que algumas mudanças devem ser feitas no setor, mas não pode parar o atendimento”, apontou o vereador Miley dos Santos (PV).
A vereadora Carmen Betti (PSC) se posicionou: “…não podemos deixar que vão para Cuiabá ou Rondonópolis, o transtorno será muito grande aos pacientes, pessoas com limitações e dificuldades, temos que conversar e achar uma alternativa. Estes tem que ser atendidos aqui mesmo, esses pacientes não podem sair pra fora”, defendeu a vereadora Carmen Betti.
LEO DEFENDE SETOR COMERCIAL E PEDE RIGOR NA FISCALIZAÇÃO
O presidente Leo Bortolin (PMDB) defendeu o setor empresarial e comercial local quanto a presença de comerciantes que vêm de outros estados explorar e comercializar suas mercadorias na cidade, em muitos casos, sem recolher as taxas diárias previstas na legislação – “…tem que haver um rigor maior, uma fiscalização atuante e rígida neste sentido. O setor comercial de Primavera gera empregos, arca com os impostos e não podem ser prejudicado dessa forma. Esta situação prejudica as vendas do comércio local, prejudica nossa economia, que paga devidamente seus impostos, e afeta, de maneira geral, todo o município, que perde na arrecadação. Vamos cobrar rigor e fiscalização atuante neste sentido”.
Leo lembrou que foram registradas a presença de vários comerciantes de fora da cidade vendendo produtos diversos – “… ainda vendem os produtos sem garantia, sem nota fiscal e prejudica quem gera emprego e renda no município”, aponta.
CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE NESTA QUARTA DIA 08
A Câmara realiza sessão solene de entrega de títulos nesta quarta, dia 08. “…teremos um grande evento na Casa. Mulheres de diversos setores e segmentos, que contribuem com o desenvolvimento de nossa cidade, seja nas mais diversas funções. Mulheres determinadas e que merecem esta homenagem e reconhecimento. A sessão solene acontece nesta quarta, às 19h, aqui no plenário”. Ao todo 49 mulheres primaverenses receberão a honraria. A homenagem as mulheres no mês de março simboliza a passagem da data, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Cada vereador foi responsável pela indicação de sua homenageada.