Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Messias denuncia concorrência predatória no lixão de Primavera

Messias denuncia concorrência predatória no lixão de Primavera

por adm publicado 03/09/2018 16h24, última modificação 03/09/2018 16h24
8 de Abril de 2015

O vereador Messias Nogueira (PSD) na sessão desta segunda, 06, na Casa de Leis denunciou em plenário a atual situação enfrentada por dezenas de trabalhadores que tiram o sustento dos materiais de reciclagem no lixão de Primavera. O vereador filmou e apresentou aos vereadores em plenário o atual quadro – “…o que se constata é que as coisas não andam, a situação do lixão vem se arrastando há mais de 2 anos e agora está ainda pior. Esse local poderia gerar emprego e renda, mas está uma verdadeira terra de ninguém, todo mundo manda e ninguém cobra nada. Existem empresas de fora, de Campo Grande, por exemplo, que estão usando o lixão de Primavera para poder fazer barganha e de certa forma uma concorrência predatória. O plástico, papelão, alumínio não estão servindo para gerar renda aos trabalhadores de Primavera, está servindo aos concorrentes de fora, que chegam a região como aqui e jogam preço lá embaixo, onde os pequenos ficam encurralados e acabam tendo que vender pelo preço barganhado. É a concorrência predatória. Muita coisa que poderia e deveria ser reciclada, mas não está. Estão ganhando nas costas dos trabalhadores de Primavera. Não podemos aceitar isso. Pet, papel, papelão, latinhas, vidros e outros materiais não são lixo para muitos desses trabalhadores, pelo contrário, são o início de uma cadeia que vem incluindo socialmente dezenas de trabalhadores e que sustentam famílias inteiras”.

Messias aponta que os trabalhadores que atuam no lixão estão sendo prejudicados – “…precisamos de sintonia para nos entender e resolver os problemas. Estamos vendo trabalhadores de Primavera deste setor sendo pressionados e prejudicados, por grupos de fora, hoje estes pequenos empresários não têm dinheiro nem pra pagar funcionários, por causa da briga de um milionário que veio de fora e está barganhando. O preço está muito baixo e os prejuízos se acumulam, brigamos pela implantação da cooperativa, mas que de cooperados não tem nada, isso tem que mudar”, salientou.

O vereador Léo Bortolin (PSD) em aparte disse que essas informações devem ser repassadas a Secretaria responsável – “…tem que chegar essas informações ao Secretário, isso tem que ser resolvido, está se arrastando demais essa situação”.

e-SIC - Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão

e-SIC