Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Messias reúne catadores visando criação da associação em Primavera

Messias reúne catadores visando criação da associação em Primavera

por adm publicado 03/09/2018 16h39, última modificação 03/09/2018 16h39
16 de Abril de 2015

Na manhã desta quinta-feira, 16, o vereador Messias Nogueira (PSD) esteve reunido no plenário da Câmara Municipal com representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), juntamente com catadores e catadoras de materiais recicláveis de Primavera do Leste.

O objetivo da reunião foi discutir a viabilidade de implantação da associação dos catadores de materiais recicláveis de Primavera – “…estamos reunindo a classe, buscando ampliar as discussões pra que então possamos caminhar nessa direção, criar esta associação em Primavera. É um trabalho que se preocupa com o presente e visualiza as gerações futuras, temos a consciência de sua importância também para as cadeias produtivas e políticas públicas de gestão de resíduos sólidos”, frisou Messias.

Estiveram presentes a reunião, a representante nacional em MT do MNCR, Valquiria Barros e o técnico da Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Everson Sanchez.

“Estamos analisando todo este cenário, ouvindo a categoria dos catadores em Primavera, buscando apoio dos vereadores pra que então possamos fortalecer esse projeto e criar esta associação em Primavera. O campo em Primavera é grande, há muito trabalho há ser feito. Esta categoria conquistou seu reconhecimento e valorização e estamos contribuindo para transformações em novas cidades, das políticas públicas e de vidas”, explicou Sanchez, que também esteve reunido com o presidente da Casa, Josafá Barboza (PP) e também cm o vereador Antônio Marcos (PP).

“Vamos dar apoio no desenvolvimento da implantação dessa associação, inclusive buscando apoio também da Prefeitura. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis trabalha pela valorização dos catadores e nós vamos fortalecer essa iniciativa que resulta em benefícios ao meio ambiente e a sociedade”, destacou Josafá.

Conforme Sanchez Primavera produz hoje por baixo 30 toneladas de material reciclável por dia. “Participaram conosco nessa reunião cerca de 30 catadores de Primavera, mas sabemos que o número é maior e é isso que vamos buscar atrair e fortalecer as ações em Primavera”, avaliou Sanchez.

Conforme o vereador Antônio Marcos esta associação irá contribuir para a construção de uma sociedade mais justas e sustentável – “…parte dos princípios da organização social, organizar esse volume de produção, com orientação, apoio e finalidade, toda a sociedade sai ganhando”.

O Presidente irá sugerir um Fórum Municipal para discutir abertamente toda a cadeia de produção, coleta, descarte, comercialização dos materiais recicláveis em Primavera.