NOVA MESA DIRETORA VAI REATIVAR O CÂMARA MIRIM
Na manhã desta quinta, 02, o Presidente do Legislativo, Leo Bortolin, juntamente com vereadores Miley dos Santos, Elton Baraldi, Carlos Instrutor e assessores discutiram a re-implantação do projeto Câmara Mirim no Legislativo municipal.
A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa premissa está escrita na Constituição de 1988 e deve ser assegurada por instituições de ensino. E, para levar a escola até a Câmara e fazer com que os pequenos cidadãos conheçam o papel do Legislativo Municipal, o projeto Câmara Mirim no passado foi implantado na Casa.
Porém, como uma das metas de trabalho da atuação da nova mesa diretora, o projeto será reformulado e re-implantado na Casa. A proposta é promover a interação entre a Câmara Municipal, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive e contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
“…o projeto estimula a formação de líderes, o Câmara Mirim favorece o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público”, frisou Leo.
Os estudantes, conforme Elton Baraldi, são estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade.
A filosofia do Câmara Mirim baseia-se na formação de jovens “cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, que precisam conhecer e lutar pelos seus direitos de participar da definição e concretização dos rumos da sociedade”.