Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novo portal reforça transparência do Poder Legislativo e amplia a participação popular

por driely.pinotti — publicado 10/09/2018 13h55, última modificação 10/09/2018 13h53
10 de Setembro de 2018

Expandir o diálogo com a sociedade, reforçar a transparência das ações do Poder Legislativo, acessibilidade para deficientes e um novo layout são algumas novidades do atual site da Câmara Municipal de Primavera do Leste. A reformulação foi motivada com o objetivo de simplificar as informações de interesse social e deixá-las ainda mais acessíveis. A nova plataforma foi lançada na manhã desta segunda-feira (10) e pode ser acessada por vários dispositivos, possibilitando ao cidadão mais funcionalidades e disposição de informações, promovendo a transparência das atividades parlamentares e administrativas do Legislativo primaverense.

O processo de modificação da página tem sido realizado gradualmente e, agora, tanto a população quanto jornalistas e formadores de opinião têm acesso rápido pela plataforma, que também conta com informações sobre os vereadores, suas assessorias e galeria de conteúdos com fotos e vídeos das atividades dos parlamentares durante as Sessões Plenárias e Comissões.

O novo site funcionará no endereço – www.primaveradoleste.mt.leg.br – e abrange os conceitos de usabilidade com recursos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

Conforme a Presidência da Casa de Leis, a reformulação foi proposta para atender aos requisitos das Leis de Acesso à Informação (LAI) e a do Código de Defesa do Usuário de Servidores Públicos . “O novo portal mostra para sociedade o que seus representantes têm feito pela cidade, além disso, favorece a população, dando voz e informações, para que cobre de nós, parlamentares, a aplicação correta de recursos do orçamento do Legislativo e, também, uma atuação efetiva frete as demandas do município”.

Ainda, de acordo com informações da Presidência, a transparência dos atos da gestão pública vai muito além da aplicação correta de recursos. Trata-se do cumprimento de uma legislação, que precisa ser respeitada.  Por isso, a 9ª Legislatura, desenvolve um trabalho que tem como ferramenta de controle e eficiência de gestão, dar publicidade aos atos do Poder Legislativo, para que a sociedade tenha conhecimento das ações”.

Economia

A nova plataforma é utilizada pelo Senado e foi desenvolvida especialmente para Casas Legislativas de todo o País. Com uma estrutura completa e de fácil acesso para os internautas, ela é disponibilizada de forma gratuita, o que gera uma economia de mais de R$ 8 mil por ano aos cofres públicos.

Além disso, todas as melhorias no site institucional foram realizadas por servidores qualificados da Casa, que atuam no núcleo de tecnologia e comunicação.