Presidente destaca propostas do Plano de Diretor Participativo
Na noite desta terça-feira, 07, no auditório da Aciple foi realizada audiência pública para apresentação das atividades e alterações referentes à revisão do Plano Diretor Participativo de Primavera do Leste.
O evento contou com a presença do prefeito Érico Piana (DEM), presidente da Câmara Municipal, Josafá Barboza (PP), promotor de Justiça, Silvio Rodrigues Alessi, dentre secretários municipais, vereadores, empresários, profissionais liberais, servidores e população em geral.
Diversos temas como infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente, dentre outros, entraram na pauta dos debates na audiência pública.
O plano diretor, dentre outras finalidades tem o objetivo de definir e orientar o poder público em relação às metas e prioridades para o desenvolvimento, nos termos do Estatuto da Cidade, sendo instrumento básico para orientar a política de ordenamento da expansão urbana e rural do município.
“Estamos aqui reunidos com um propósito, de apoiar, cooperar, contribuir para que Primavera do Leste siga este seu caminho de desenvolvimento, crescendo de forma ordenada, planejada e sustentável. Todos esses fatores somados a outros se interagem diretamente com o Plano Diretor Participativo. Acredito que a partir desse amplo debate de idéias, troca de informações possamos nos preparar para um desenvolvimento pleno, equilibrando desigualdades e viabilizando alternativas econômicas com inclusão social, geração de emprego, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, ressaltou o presidente do Legislativo, Josafá Barboza, em seu discurso de abertura no evento.
O Presidente ainda destacou a importância dos estudos realizados e as propostas que foram detalhadas no plano diretor – “…diversas propostas estão sendo avaliadas e discutidas, porque Primavera cresce de forma rápida, e adequações são necessárias, e mudanças importantes devem ocorrer tomando por bases, área de zoneamento urbano, projeção da criação de novos loteamentos e expansão dos bairros, eixos de logística da cidade também estão sendo readequados, direcionamento do crescimento da cidade observando-se o eixo da rodovia MT-130, preservação de nascentes, extensão de perímetro e criação de zona de serviços, arborização da cidade, conflito entre áreas industriais e residenciais, sistema viário, então são uma série de fatores, propostas que vão nortear o desenvolvimento de Primavera para os próximos anos e se faz necessário que todas essas atividades sejam discutidas abertamente e com participação da sociedade e segmentos”, explicou Josafá.