Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Professora Edna assume vaga na Casa após 20 anos. 3 mulheres compõe a bancada feminina

por adm publicado 04/09/2018 21h52, última modificação 04/09/2018 21h52
5 de Janeiro de 2017

Depois de 20 anos a professora Edna Mahnic (PT) retorna ao legislativo municipal assumindo vaga do presidente Leo Bortolin (PMDB) que está na chefia do executivo.

Na manhã desta quinta, 05, Edna foi empossada na Câmara em sessão solene. Agora o legislativo conta com 03 vereadoras representando a ala feminina, número recorde na história da Casa de Leis. Edna já atuou em diversos setores da gestão pública, inclusive coordenando movimentos sindicais – “…Edna sempre foi ativa, colaborando, atuando, defendendo interesses da coletividade, será muito bom estar legislando ao seu lado, iremos somar forças sim”, destacou a vereadora Carmen Betti (PMN).

O presidente da Casa, Miley dos Santos (PV), destacou a representatividade da mulher – “…temos que trabalhar por ações concretas para que a mulher tome posse de seu espaço na política. A bancada feminina na Casa ganha reforço, a professora Edna é uma batalhadora, sempre defendeu interesses da comunidade e de diversos segmentos, foi a primeira mulher no legislativo primaverense, tem história e serviço prestado nessa cidade. Pode ter certeza que iremos dar o apoio necessário para que todas as vereadores, assim como todos os demais colegas também, possam exercer com propriedade suas funções no legislativo”, frisou.

A maioria dos vereadores presentes a sessão usaram a palavra e deram boas vindas a vereadora Edna. O prefeito em exercício, Leo Bortolin, não pode comparecer a sessão pois cumpria agenda na capital, o chefe de gabinete, Luis Rezende, esteve representando e destacou a atuação da mulher na política.

Os Vereadores destacaram que uma barreira às mulheres na política é a pouca efetividade da legislação devido ao fato de os partidos serem dominados por homens. Poucas são as mulheres que têm candidatura de fato e, quando têm, essas em sua maioria não acessam os recursos partidários para poder fazer campanha e demais direitos estabelecidos em lei. A sobrecarga que recai sobre a mulher é outro fator que faz com que seja negada a ela uma condição favorável para participar de atividades políticas.

Edna fez um breve discurso, destacando sua trajetória na política, perspectivas de trabalho, atual cenário político e destacou estar pronta para trabalhar – “…estou muito feliz por retornar a esta Casa, após 20 anos, estou pronta para o trabalho, e defender os interesses coletivos, obrigado à todos”.