Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto que cria a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é aprovado pela Câmara

por driely.pinotti — publicado 05/11/2018 13h37, última modificação 05/11/2018 13h37
05 de Novembro de 2018

A Câmara de Primavera do Leste aprovou o projeto de Lei 912/2018, de autoria do Poder Executivo. A matéria cria a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que na estrutura administrativa anterior fazia parte da Secretaria de Educação. “Com a divisão das secretarias espera-se que ambas as pastas tenham desempenhos ainda melhores em suas respectivas áreas, vez que cada uma estará focada em setores específicos”, ressalta o prefeito Leonardo Bortolin (MDB) na justificativa do PL, que foi aprovado por unanimidade do plenário, em Sessão Extraordinária realizada na última quinta-feira (01).

Durante a 1ª e 2ª discussão os vereadores manifestaram apoio a iniciativa. O parlamentar Kinha Juriti (PV) parabenizou o Executivo Municipal e lembrou que “esse era um sonho antigo, que existia dentro de mim muito antes de ocupar uma cadeira no parlamento. Sempre fui desportista e já conversava com o prefeito Léo sobre isso, antes dele assumir a Prefeitura. Com o desmembramento, o município vai para outro patamar. Sinto-me feliz, em participar dessa votação, que permite ainda mais avanço no esporte, em nosso município”.

O vereador Paulo Márcio (DEM), que é servidor público e atuou por alguns anos na Secretaria de Educação comentou que acompanha essa luta de perto alguns anos. “Parabéns ao Executivo por encaminhar esse projeto a Casa, que é um anseio antigo da categoria esportiva. Agora, o esporte terá mais autonomia e os recursos serão destinados a ampliar e fortalecer as atividades esportivas”.

Entendo a importância da criação da Secretaria de Esporte e Lazer, a vereadora Carmen Betti (PSC) também discutiu o PL. “Mais um sonho realizado. A criação dessa pasta vem ao encontro do desejo de fomentar as práticas esportivas. Precisamos cada vez mais unir forças e fazer o melhor por Primavera do Leste”.  Para a parlamentar Edna Mahnic (PT) o desmembramento permitirá mais avanços. “A educação é uma pasta grande e isso não permite tantos investimentos. Por isso, desmembramos a cultura e agora o esporte. Entendo que todas as pastas são interligadas, mas separadas o fortalecimento e as ações são maiores, como podemos ver na cultura”, reforçou. Ela ainda sugeriu que seja realizado um trabalho para que a população primaverense possa doar os 3% do imposto de renda, permitido por lei, à projetos esportivos do município.

Para Carlos Araújo (PP) a criação da Secretaria de Esporte “é um marco para nosso município, além de fortalecer, permite oportunidade e benefícios aos esportistas”. Luis Costa (PR) demonstrou felicidade em votar pelo fomento ao esporte e salientou que “esperamos que a nomeação do secretário seja uma pessoa com um perfil técnico e que entenda de criar políticas públicas para a área”.

O vereador Carlos Instrutor (PSD) reforçou a fala “espero que o Prefeito continue a seguir o mesmo critério na escolha do secretário, que seja técnico e que entenda do funcionamento e saiba o que o esporte precisa em nosso município”. Antônio Marcos (PIRU) lembrou que mesmo com o impacto de R$ 148 mil ao ano, a iniciativa é muito positiva. “Qualquer medida que for tomada com certeza tem impacto, mas o tamanho da importância desse PL, é muito maior. O esporte terá autonomia e a educação ficará mais focadas em sua demanda”, finalizou.