Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Piru defende que lixão não seja fechado e pede diálogo

Vereador Piru defende que lixão não seja fechado e pede diálogo

por adm publicado 03/09/2018 16h51, última modificação 03/09/2018 16h51
23 de Abril de 2015

O vereador Antônio Marcos “Piru” (PP) defendeu na tribuna na sessão desta quarta, 22, uma ampla discussão em torno da possibilidade de fechamento do lixão em Primavera – “…é um assunto que está ganhando proporções, mas que não deve prosperar. Estivemos em reunião com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis aqui nesta Casa, buscamos aprofundar o debate e a preocupação com essa categoria em Primavera existe, temos que buscar organização e estruturação deste setor também na cidade que cumpre papel de extrema relevância e importância em todo o contexto social, de estabelecermos uma cidade sustentável. Porém, nessa questão de fechamento do lixão há que se ter muita cautela, se a Prefeitura está pronta pra fechar o lixão tem que dar respaldo à todos trabalhadores do local”.

Piru ressalta a importância dos catadores – “…esses classificadores são grandes parceiros para a promoção da reciclagem, são trabalhadores que atuam há anos, classificam e destinam resíduos, permitindo o seu retorno à cadeia produtiva. Tem o seu valor social de muita relevância, porque o trabalho desenvolvido por estes reduz os gastos públicos com o sistema de limpeza pública, aumenta a vida útil dos aterros, diminui a demanda por recursos naturais, e fomenta a cadeia produtiva das indústrias recicladoras com geração de trabalho. Claro que há de se organizar e estruturar o setor em Primavera, mas isso necessita de um esforço conjunto”.

A vereadora Carmen Betti (DEM) em aparte ressaltou a reunião que teve com a Promotoria – “…a Promotoria nos assegurou que o fechamento está descartado, isso possibilita a abertura de discussão da questão, entendimento e estruturação do setor”.

O presidente da Casa, Josafá Barboza (PP), ressaltou que uma nova reunião está agendada em Cuiabá com os membros do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis – “…vamos aprofundar a discussão, se inteirar da legislação e buscarmos orientação com o movimento para que seja estruturada a categoria em Primavera”.