Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Karla da Saúde defende mais investimentos em saúde mental

Vereadora Karla da Saúde defende mais investimentos em saúde mental

por ASCOM publicado 24/11/2021 13h01, última modificação 24/11/2021 13h01

Pensando em promover e assegurar a saúde mental quanto à prevenção e tratamento de doenças ou transtornos mentais, a vereadora Karla da Saúde (PV) tem defendido que seja aplicado mais investimentos na área, com foco na contratação de mais psiquiatras e psicólogos, além da construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com estrutura adequada para o atendimento infantil.

Segundo a parlamentar, o CAPS existente no município não suporta atender a demanda  – “ainda que nossos profissionais sejam dedicados, é impossível atender os pacientes que precisam dos serviços de saúde mental. Além disso, a pandemia do coronavírus aumentou consideravelmente o volume de pessoas em situação de sofrimento psíquico, estresse agudo ou com quadros de transtornos mentais agravados. Essa não é uma realidade apenas de nosso município, no entanto, precisamos priorizar os investimentos e projetos que envolvem a saúde mental para ampliar e melhorar o atendimento”, comentou a pevista.

A parlamentar ainda ressaltou que também é necessário implantar uma estrutura adequada para atendimento infantil. “Isso porque, tem crescido o número de crianças e adolescestes com transtornos mentais. Muitos jovens estão se automutilando e, muitas vezes, tentando tirar a própria vida. Diante dessa situação, minha sugestão é que se construa um novo CAPS e que possa ter um setor competente para atendimento infantil, com um olhar humanizado”, mencionou.

Essa pauta integra a defesa de maiores investimentos municipais na área mental, uma vez que, na concepção da vereadora Karla da Saúde, também é necessário investir em prevenção."É preciso que tenhamos mais atenção às pessoas. Se tivermos um trabalho mais voltado para esses contextos: na saúde, nas escolas, nas políticas públicas, teremos uma sociedade com menos transtornos. Falta o olhar para o outro e, por isso, precisamos de mais psicólogos, pois a psicologia trabalha exatamente essa interação entre as pessoas, desenvolvendo trabalhos individuais ou coletivos que possam dar condições de tornar nosso município mais feliz", conclui a vereadora.