Vereadores abordam diversos assuntos durante o Grande Expediente
O Grande Expediente é o momento em que os vereadores abordam diversos assuntos utilizando a Tribuna do Plenário. Confira o que os parlamentares da 9º Legislatura explanaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18):
Esporte:
O vereador Juarez Barbosa (PDT) defendeu a prática de esporte no município e comentou de uma reunião com o prefeito Leonardo Bortolin, que teve o objetivo de discutir o retorno da prática de canoagem no município. Ainda na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância da criação da Secretaria de Esporte, em Primavera do Leste.
Lixo:
O vereador Luis Costa (PR) comentou de uma ação realizada na última semana, no Dia Mundial da Limpeza, que teve o objetivo de despertar a conscientização da sociedade e parabenizou os organizadores e o Corpo de Bombeiros, que através do projeto Bombeiro do Futuro, participaram da iniciativa. Na ocasião, o parlamentar também chamou a atenção da população e pediu consciência quanto ao descarte de lixo.
Estrutura:
A vereadora Carmen Betti (PSC) demonstrou alegria e comentou que os projetos votados na última Sessão Ordinária, são resultados de um trabalho de anos de luta para que algumas escolas estaduais tivessem a escritura definitiva. Na oportunidade, a parlamentar também comentou da falta de estrutura do Corpo de Bombeiro e as dificuldades que corporação enfrenta para atender a demanda de Primavera do Leste e região, com apenas uma viatura.
Educação
A vereadora Edna Mahnic (PT) comentou que ainda esse ano uma luta de mais de dez anos de esforços pode resultar em um grande avanço para categoria, com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários aos profissionais da educação da rede municipal. Conforme a parlamentar, a nova postura do município tem possibilitado a volta da valorização aos profissionais de educação, já que Primavera do Leste, já pagou um dos salários mais alto do país e, hoje, se encontra no mais baixo patamar.
Infraestrutura
O vereador Elton Baraldi (MDB) covidou a população para participar da licitação, no dia 21, da contratação dos serviços para a realização da obra de pavimentação da estrada que liga o Primavera III ao Tuiuiú. Ainda falando de obras, o parlamentar pediu a população um pouco de paciência e consciência quanto às obras de drenagem. Segundo ele, essa é uma obra que atende um anseio antigo da população e causará alguns transtornos, mas os benefícios serão muito maiores.
Trânsito
O vereador Neri Gaiteiro (PDT) parabenizou o trabalho da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU) pela implantação de uma rotatória no bairro Tuiuiú, em um ponto estratégico, que evitará acidentes.
Oportunidade
O vereador Paulo Márcio (DEM) comentou da formatura realizada pelo Senac, dos Menores Aprendizes. Segundo o parlamentar, esse é uma oportunidade importante para inserir os jovens no mercado de trabalho.
Escolas
O vereador Manoel Mazzutti (MDB) ressaltou o trabalho do Executivo Municipal em dar prioridade em resolver o problema e regularizar a doação de terrenos às escolas estaduais.
Servidor público
O vereador Paulo Donin (PSB) parabenizou o prefeito Leonardo Bortolin (MDB) pela forma que tem conduzido a gestão, pautada na transparência. Na oportunidade, ele ainda defendeu a valorização do servidor público.
Valorização
Defensor da valorização dos servidores públicos, o vereador Kinha Juriti (PV), ressaltou a consolidação da luta dos professores da rede municipal e dos agentes administrativos. Na ocasião, o parlamentar salientou que, agora, a luta será pela classe dos borracheiros e mecânicos.
Águas de Primavera
O vereador Piru (PP) ressaltou o trabalho dos parlamentares em busca de resolver os problemas na prestação de serviço de água e esgoto. Segundo ele, a omissão da concessionária Águas de Primavera, já foi levado em outras Legislaturas, ao conhecimento do Ministério Público.
Crítica
O vereador Carlos Instrutor (PSD) criticou a atual gestão do Governo do Estado e a situação de abandono das obras de unidade escolares do município.
Esclarecimento
O presidente da Câmara, Miley Alves (PV) esclareceu aos servidores da Secretaria de Infraestrutura, que ainda não foi enviado pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei que estabelece FG e hora extra aos profissionais que atuam no interior.