Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projeto que garante ajuda de custo aos atletas amadores e profissionais

por driely.pinotti — publicado 05/11/2018 10h45, última modificação 05/11/2018 11h50
05 de Novembro de 2018

A Câmara Municipal de Primavera do Leste aprovou, por unanimidade, durante Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (01), o Projeto de Lei Nº 910/2018, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a prestar ajuda de custo aos atletas e equipes de esporte em plena atividade esportiva que representam o município em competições regionais, estadual, nacionais e internacionais.

De acordo com o PL, a ajuda de custo será destinada aos atletas que cumprirem os critérios de solicitação: residir no município há mais de dois anos; possuir cadastro atualizado junto à Secretaria Municipal de Educação e Esporte; estar matriculado em instituição de ensino e ter boa conduta disciplinar, quando menor de idade. Além disso, é preciso requerer o auxílio com, no mínimo, 30 dias de antecedência a data da competição; entre outros.

A ajuda de custo engloba a alimentação, com limite diário de R$ 50,00 por atleta; inscrição na competição; transporte terrestre por meio de passagens, veículos próprios, oficiais ou fretados; no valor máximo de R$ 1.000,00 por atleta e para o fretamento de veículos o valor máximo é de R$ 3.000,00. No caso de transporte aéreo, o atleta receberá R$ 1.500,00, cabendo ao beneficiário a complementação do valor, caso seja necessário.

Discussão:

Paulo Márcio (DEM): Recebemos esse Projeto de Lei com muita alegria, pois somos testemunhas, diariamente das dificuldades enfrentadas pelos atletas em participar de competições e representar o nosso município. Todos são testemunhas das peregrinações que os pais e professores precisam fazer para arcar com o custo. Não podemos ficar alheio. O esporte muda vidas e, esse PL, é um reforço a mais para os atletas.

Kinha Juriti (PV): Parabenizar o prefeito pelo projeto de grande importância. Temos, em nosso município, atletas de grande potencial, mas falta incentivo. Essa nova legislação vem pra somar muito no fomento ao esporte.

Juarez Barbosa (PDT): Sabemos da dificuldade dos atletas para realizar seus projetos. Os professores das escolinhas, quando tem alguma competição fora do município, precisam sair de porta em porta, pedindo patrocínio. Também fico muito feliz com a criação da Secretaria de Esporte que possibilitará mais benefícios as praticas esportivas e atletas de nosso município.

Carmen Betti (PSC): Quero parabenizar o Executivo por esse PL, que é um sonho nosso desde 2013, quando começamos na vereança. Acompanhamos as dificuldades enfrentadas pelos atletas diariamente. Temos grandes potenciais, podemos pegar como exemplo, a Ana Sátila, que tem se destacado a nível mundial na prática de canoagem. É muito importante votar esse PL, porque além de auxiliar os atletas a levar o nome do município, também estamos incentivando-os a ir em busca e conquistar um sonho.

Carlos Araújo (PP): Quero parabenizar o Executivo por esse PL. Sei da grande importância do esporte como ferramenta de transformação. Sou favorável à matéria, porque além de levar o nome do nosso município, ajuda na construção da cidadania e possibilitam oportunidades as pessoas mais carentes. Acredito que esse é o caminho de um município que pensa no futuro e em um amanhã melhor para os nossos jovens e atletas.

Antônio Marcos (PP): Quero enaltecer a iniciativa do Prefeito, que por já ter estado no Legislativo, entende a dificuldade desses atletas. Parabéns aos professores e atletas que ganham um reforço.

Luis Costa (PP): A gente fica muito feliz em votar um PL dessa natureza, mas espero que o dinheiro desse fundo possa ir para os bairros e aos menos favorecidos, aqueles que batem em nosso gabinete solicitando ajuda para representar o nosso município. Fico feliz em votar um PL como esse.