Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / VEREADORES DERRUBAM VETO DO EXECUTIVO E COMÉRCIO GANHA 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA

VEREADORES DERRUBAM VETO DO EXECUTIVO E COMÉRCIO GANHA 30 MINUTOS DE TOLERÂNCIA

por adm publicado 04/09/2018 16h26, última modificação 04/09/2018 16h26
29 de setembro de 2015

O projeto de lei 648, de autoria do vereador Edegar dos Santos (PROS) que trata sobre tempo de tolerância de 30 minutos aos estabelecimentos comerciais de Primavera do Leste, recebeu veto do executivo, porém, o veto foi derrubado em plenário na sessão desta segunda, 28.

O veto gerou ampla discussão na sessão e centralizou debates entre todos os vereadores. Foram 11 votos contrários ao veto, 03 votos favoráveis ao veto e 02 ausentes.  “…temos que ressaltar que o projeto trata de tolerância ao estabelecimento fechado, 30 minutos. Não se entra mais ninguém e não há mais comercialização de produtos, simplesmente é uma tolerância para que a conta seja paga pelo cliente, para que o comerciante possa fazer seu fechamento de caixa, enfim, não estamos dilatando tempo para atendimento externo, simplesmente dando amparo ao setor comercial para que esses possam concluir o fim de seu expediente de trabalho. A matéria tem ampla repercussão, irá beneficiar os comerciantes e os companheiros vereadores entenderam a necessidade e finalidade desse projeto, aproveito para agradecer todos os pares pela votação em prol dos comerciantes de Primavera”, assinalou Edegar dos Santos, autor do projeto.

PIRU DEFENDEU TOLERÂNCIA E DESTACOU QUE COMERCIANTES NÃO PODEM SER PENALIZADOS

“O comerciante tem o direito de fazer o atendimento do cliente que está na Casa, essa tolerância irá ter essa finalidade. Vale ressaltar que o que destrói famílias são as drogas que estão sendo vendidas livremente pela cidade e consumidas também, isso é questão de segurança e merece alerta e ações. Não se pode penalizar o comerciante trabalhador que está ali ganhando seu pão, gerando emprego. Essa tolerância é necessária, quem trabalhou na noite como eu, tive estabelecimento comercial, falo isso por experiência própria, sei da importância dessa tolerância”, frisou o vereador Antônio Marcos Piru (PP).

IRINEU JUNIOR AFIRMOU QUE GGI DEVERIA IR ÀS RUAS

O vereador Irineu Junior sugeriu que o GGI fosse às ruas da cidade – “…a preocupação deveria estar centralizada nos nossos jovens, onde o abuso do álcool nas vias públicas, uso de drogas aos finas de semana tem consumido os nossos jovens. Essa é uma questão preocupante e que merece ação conjunta, ação do GGI. Portanto, acredito que o GGI deveria ir às ruas ver a questão de perto, constatar o que anda ocorrendo nas madrugadas pela cidade, isso é questão de segurança pública”, disse.

LEO APONTA QUE SE ESTÁ FALTANDO SEGURANÇA NÃO É CULPA DO COMERCIANTE

O vereador Leo Bortolin destacou que a lei traz respeito ao comerciante – “…olha que nós já tivemos casos em Primavera em que a tolerância não existiu e até desembargador teve que sair corrido do estabelecimento por causa do horário de fechamento senão o comerciante seria multado. Absurdo. Essa tolerância trará respeito ao trabalho desses comerciantes, para que os mesmos possam finalizar seus atendimentos, seu expediente, fazer o devido fechamento de caixa, limpeza. Agora se está faltando segurança não é culpa do comerciante. Não se vai vender mais e sim só o que está sendo consumido na mesa e assim fechamento de conta”, destacou Leo.