Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores e assessores plantam árvores as margens de nascente do Córrego Traíras

por fabricio.costa@primaveradoleste.mt.leg.br — publicado 05/06/2020 16h53, última modificação 05/06/2020 16h53

Na manhã de sexta-feira (05), vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Primavera do Leste, plantaram mudas de árvores frutíferas e ornamentais. O objetivo da ação é preservar, e reflorestar as margens da nascente do Córrego Traíras, localizada atrás do prédio do Legislativo. Cada muda foi plantada por duas pessoas, que agora terão a missão de cuidar das espécies.

Durante a ação o presidente da casa de leis Paulo Márcio comentou a iniciativa. “Reconhecemos a importância do meio ambiente para nossa sobrevivência,  e  na Câmara Municipal mantemos ativo o  Câmara Sustentável um programa de responsabilidade social e  ambiental. No ano passado promovemos a limpeza da nascente onde retiramos mais de 1 tonelada de lixo, já esse ano promovemos o plantio de mudas, e com esse diferencial dos funcionários e vereadores ficarem responsáveis por cuidar das mudas, ações como essa fazem a diferença para nosso meio ambiente”, disse  o vereador.

Já o vereador Luís Costa destacou a responsabilidade ambiental desenvolvida por seu gabinete. “ Apenas nos últimos dois anos plantamos através de meu gabinete mais de 1 mil árvores, e essa iniciativa dos funcionários e vereadores ajudarem a reflorestar as margens da Nascente é louvável, e devemos multiplica-la”.

Defensora do meio ambiente assunto esse que sempre está presente em seus discursos, a vereadora Carmen Betti, enalteceu a iniciativa.  “É muito importante promover a conscientização, não só no dia mundial do Meio Ambiente, mas todos os dias. Se todos colaborarem, no futuro teremos um meio ambiente mais equilibrado e plantar árvores é uma resposta a todo desmatamento, além disso melhora nossa qualidade de vida e aqui em específico está salvando uma nascente”, explicou a vereadora Carmen Betti.

Para a vereadora Edna Mahnic, essa é uma ação muito simples, mas que faz toda diferença. “É necessário que se faça ações como esta pois todo cidadão precisa ter a responsabilidade de cuidar do planeta”, destacou a vereadora.

Quem também se manifestou foi a vereadora Iva Viana, “Arvore é vida! E hoje estamos promovendo  a revitalização dessa área que abriga uma das importantes nascentes de nossa cidade, e nós somos responsáveis por ela” explicou a vereadora

Após plantar sua árvore o vereador Juarez Barbosa relembrou um de seus projetos. “Nasce uma criança planta uma árvore”, como próprio nome sugere para cada criança nascida na cidade uma árvore será plantada. “A Câmara está de parabéns por promover uma iniciativa assim, hoje não estamos apenas plantando árvores, estamos protegendo uma nascente”, frisou.

Câmara Sustentável

O Programa Câmara Sustentável foi implantado com o objetivo de criar uma política de responsabilidade socioambiental dentro dos princípios de economicidade e uso consciente de tudo que os servidores e vereadores utilizam na rotina diária. Segundo o presidente Paulo Márcio (DEM), “nosso foco é incentivar a gestão sustentável e fazer a nossa parte enquanto cidadão. São gestos pequenos, que parecem não ter impacto, mas reflete nossa responsabilidade de pensar no futuro, meio ambiente e economia do dinheiro público”, explicou.