Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam da discussão do Plano Municipal de Educação

Vereadores participam da discussão do Plano Municipal de Educação

por adm publicado 03/09/2018 16h07, última modificação 03/09/2018 16h07
27 de Março de 2015

Na tarde desta quinta-feira, 26, o presidente do Legislativo Municipal, Josafá Barboza (PP), esteve participando da reunião de plenário do Fórum Municipal de Educação (FME), órgão este criado do decreto nº 1451/2014 em Primavera. O FME é um órgão co-responsável pelas políticas públicas da educação de Primavera. O vereador Volnei Lorenzzon (DEM) e a vereadora Carmen Betti (DEM) também estiveram acompanhando os trabalhos do FME.

Uma das principais atividades do FME é a elaboração do plano municipal de educação (PME) que se trata de um plano de estado para a educação relacionada ao território municipal – “…isso significa que envolverá todas as redes de ensino e as instituições educacionais. O FME irá buscar expandir os debates e ações sobre o plano municipal de educação, apresentando metas e estratégias, isso tudo requer um envolvimento de segmentos educacionais. Não é um plano limitado a um mandato de prefeito, mas um plano de estado, com 10 anos de duração e institucionalizado por lei municipal”, explicou a coordenadora geral do FME, Fernanda Arana.

O presidente Josafá Barbosa pontuou que esse contato com o FME já fortalece o trabalho visando o PME – “…acredito que o esforço de todos envolvidos é necessário, inclusive nós do Poder Legislativo, que futuramente iremos receber o projeto de lei do plano de educação, temos que nos interar das discussões, aprofundar nos debates. E é de suma importância o envolvimento de representantes da comunidade escolar, mães, pais e professores, nessa elaboração do plano de educação. A participação deve ser ampla e democrática das pessoas, e ainda assim, observamos que temos grandes desafios neste sentido, porque a sociedade deve acompanhar as discussões sobre o plano”, destacou.