Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores prestigiam apresentação do projeto Prevenção Começa na Escola

Vereadores prestigiam apresentação do projeto Prevenção Começa na Escola

por driely.pinotti — publicado 20/05/2019 16h30, última modificação 20/05/2019 16h52
20 de maio de 2019

Os vereadores da Câmara Municipal de Primavera do Leste participaram da apresentação do projeto “Prevenção Começa na Escola”. A iniciativa do  Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, tem o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes, através de intervenções culturais nas escolas, sobre questões relacionadas ao abuso sexual, bullying, racismo, entre outras práticas. Todas as unidades escolares do município receberão as atividades para que debates sejam estimulados, considerando que os efeitos da exposição à violência infantil podem ser identificados no ambiente escolar, nas funções cognitivas e emocionais.

Durante a apresentação do projeto, realizada na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do Instituo Federal de Mato Grosso, o Procurador de Justiça, Dr. Paulo Prado explicou que o lugar propício para o início do trabalho de prevenção e sensibilização, é a escola. “Uma criança ou adolescente que é exposto a agressão ou bullying, apresenta sintomas que modifica o comportamento e, no ambiente escolar é o lugar certo para identificar casos e prevenir”.

Ele ainda comentou que o cuidado que o MP teve em trazer uma linguagem diferente para responder questionamentos de ‘onde buscar ajuda’ e o ‘que fazer’. “Convidamos a companhia de teatro Vostraz que, por meio de apresentações, possibilitam que as crianças identifiquem situações de preconceito e violência sexual”. Na oportunidade, a companhia Vostraz apresentou uma peça de teatro “Inocentes Pétalas Roubadas”, que retrata a história de Rosa, uma garota que venceu desafios e superou questões como bullying e abuso sexual.

O promotor de Justiça, DR. João Batista, responsável em conduzir o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da criança e adolescente, destacou que a parceria entre as instituições é fundamental para o sucesso do projeto.

Parabenizando a ação do Ministério Público, o prefeito Leonardo Bortolin enalteceu a iniciativa e disse que “essa soma de esforços é uma forma de garantir a proteção necessárias ás crianças e adolescentes”.

Representando a Câmara Municipal, o presidente Paulo Márcio, mencionou a importância de se preocupar com as crianças e adolescentes, que é um dos valores da humanidade e reafirmou que “ o Legislativo é parceiro de ações que visam trazer benefícios a comunidade e, essa em especial, tem uma finalidade de promover a prevenção e trazer essas temáticas para o contexto escolar, proporcionando a conscientização”.

Vereadores apresentação do projeto Prevenção Começa na Escola

Vereadores apresentação do projeto Prevenção Começa na Escola .jpg