Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores questionam não realização da Expoprima e pedem providências

Vereadores questionam não realização da Expoprima e pedem providências

por adm publicado 03/09/2018 16h21, última modificação 03/09/2018 16h21
7 de Abril de 2015

A não realização este ano da tradicional feira agropecuária Expoprima em Primavera do Leste ganhou destaque na sessão desta segunda-feira, 06, na Casa de Leis.

O vereador Wellington Barracão (DEM) foi o primeiro a levantar a questão e ressaltou que o município que é referência em realizar uma grande feira agropecuária na região, este ano vê a sua tradição sendo totalmente abandonada – “…quero deixar claro que não tenho nada contra a FarmShow, um novo formato de feira, porém, abandonaram uma feira tradicional, que faz parte da história deste município, uma feira popular que atraía gente de diversas partes do estado e país. Uma festa popular onde boa parte das famílias primaverenses participavam, uma grande confraternização, enfim, extinguiram a Expoprima e esta feira agora é elitizada só voltada aos produtores. Quem tem posse pega o carro, avião e vai acompanhar outras feiras agropecuárias pelo país, shows, enfim, tem outras opções de lazer e atração, mas e a grande massa de Primavera? O povo? Sinceramente, abandonaram uma tradição de Primavera”, salientou Barracão.

Barracão lembra que a Expoprima não é somente para oferecer à população um entretenimento e um momento de lazer, mas uma fonte para aquecer a economia local, uma vez que existia também negócios do ramo agropecuário, a rede hoteleira se movimentava e o comercio local sentia o aquecimento – “…além da geração de emprego e renda, em diversos setores para a cidade. Isso tudo tinha que ser avaliado, a Expoprima atingia diversas vertentes”.

O presidente da Casa, Josafá Barboza (PP), explicou que inclusive foi questionado por cidadãos com relação a não realização este ano da Expoprima – “…me questionaram argumentando que foi a Câmara ou a Prefeitura que este ano vetou a Expoprima. Tive que esclarecer os fatos. Quem realiza a Expoprima é o Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura e Câmara”.

O vereador Léo Bortolin (PSD) defendeu que não é função do Sindicato Rural realizar festa popular – “…o Sindicato existe para defender fortalecimento de uma categoria, porém, tem que existir sim a Expoprima, mas tem que partir da iniciativa do Poder Público e associação comercial. Temos que repensar, a Expoprima fomenta a economia municipal, diversos setores, é uma festa popular, tem que acontecer. Mas a FarmShow será uma grande feira de negócios. O Sindicato correu pro lado certo, agora temos que defender a Expoprima, feita com valores populares pra colocar o povo lá dentro”.

O vereador Antônio Marcos (PP) acrescentou que a Expoprima trouxe fortalecimento ao Sindicato – “…a Expoprima sempre trouxe respaldo ao Sindicato Rural. A cerveja mais barata vendida em Primavera, custou mais caro dentro da feira. Desconheço órgão público arrecadando com a Expoprima. Se tem importância outro segmento ao município, devemos valorizar também uma tradição ao qual envolve e movimenta toda a cidade, que fosse feita então em outra data. Jogaram a responsabilidade para a Prefeitura e Câmara, e quem toma a decisão e dá o veridicto final é o presidente do Sindicato. Ficou uma situação ruim com a população. Esta Casa até os dias de hoje, mesmo antes de eu ser vereador nunca se posicionou contra a Expoprima. É lamentável, festa diferenciada, deixou o povo no zero”.

“Não tenho nada contra os produtores, nada contra o setor, porém, o cidadão comum não vai lá comprar maquinário de R$ 1 milhão. O povo não vai comparecer, festa elitizada, o povo tá criticando muito nas ruas”, cobrou Barracão.

O vereador Paulo Donin (PROS) salientou que outras entidades devem se movimentar – “…tem que haver agora uma união de esforços entre Poder Públicos e entidades pra que possamos pensar numa alternativa e não deixar o povo nessa situação. Nem que seja este ano improvisada, mas não deixar de realizar a Expoprima”.

O vereador Estaniel Pascoal (PROS) opinou que a festa poderá ser terceirizada “…diante da situação, é uma alternativa, terceirizar, estabelecer critérios, valores a serem cobrados, enfim, uma opção”.

A vereadora Carmen Betti (DEM) também opinou: “…o fortalecimento do Sindicato Rural veio através da Expoprima sim, quantos anos de realizações, uma tradição, o público sempre compareceu, correspondeu, o setor comercial da cidade, todos esses fatores trouxeram sucesso a feira, ao município, e hoje alegam que não são responsáveis pela realização da feira. Temos que discutir com o prefeito Érico essa situação e ver o que pode ser feito, desprezaram uma tradição. O espaço foi doado pelo município, isso tem que ser revisto então, e não podemos deixar o povo neste vazio”.

O vereador Volnei Lorenzzon (DEM) também se posicionou: “…acho que a festa deve acontecer, um momento diferente. É uma festa popular e nós vereadores sempre defendemos isso, até agosto pode ser realizada, e o espaço que o município doou ao Sindicato Rural é um local estruturado”.