Vereadores se reúnem com agentes da CMTU e discutem trânsito em Primavera
Na tarde desta quinta-feira, 16, o presidente da Casa, Josafá Barboza (PP), juntamente com os vereadores Leonardo Bortolin (PSD) e Antônio Marcos (PP) se reuniram com os agentes de trânsito da CMTU de Primavera.
A reunião teve por objetivo discutir as ações do órgão no município, sua estrutura para atendimento, operações desenvolvidas, suas funções e atribuições dentre outros assuntos. Hoje a CMTU conta com 10 agentes para a atividade diária.
“Como a maioria dos setores, a CMTU também enfrenta suas limitações na estrutura de atuação, tanto física quanto humana, muitas são as solicitações ao órgão e isso tem exigido bastante dos agentes e a intenção é dar suporte, ouvir a categoria e buscarmos juntos soluções”, ponderou Josafá.
Na direção do órgão houve alteração, Wanderson Sato, assumiu a coordenação. Na reunião Sato destacou que a parceria com o Poder legislativo é importante – “…precisamos do apoio dos vereadores e que possamos fazer um trabalho conjunto”. O novo coordenador ressaltou que a educação no trânsito em Primavera deve ganhar destaque – “…temos projetos de conscientização, orientação vamos trabalhar para colocá-los em prática. Transmitir conhecimento em educação no trânsito na escolas e as blitzes educativas devem ganhar espaço”.
Josafá assinalou que possui um projeto para ser encaminhado de padronização das cores dos táxis e mototáxis na cidade – “…isso coíbe a clandestinidade, fica bem mais fácil para os agentes fiscalizar e proporciona maior segurança aos usuários”.
O vereador Leonardo Bortolin ressaltou a importância da CMTU observar com atenção as solicitações dos vereadores – “…estamos em contato direto com à comunidade, e por vezes quem está na frente na direção age de forma técnica, porém, deve-se adequar a realidade e a necessidade dos cidadãos”. Bortolin voltou a cobrar as faixas de pedestres em frente a algumas escolas e a APAE – “…é uma reivindicação muito antiga e que necessita de urgência”.
Leonardo também citou a lei de produtividade dos fiscais – “…neste momento não podemos enquadrar no índice prudencial, mas o projeto deve ser discutido, enviado à Casa, a produtividade tem que ser em cima do fator educacional cumprindo metas”. Os agentes disseram que o projeto já se encontra em fase de definição e será levado ao conhecimento dos vereadores para discussão.
O vereador Antônio Marcos citou a importância das delimitações das áreas de estacionamento na cidade e a circulação de caminhões carregados pelas áreas centrais – “…isso não pode ocorrer, tem que haver organização nesse sentido, nem que sejam estabelecidos horários para carga e descarga, instaladas placas de orientação e é uma prática corriqueira”.
Muitos assuntos foram ajustados, sugestões anotadas e uma nova rodada de reunião deve ocorrer, envolvendo outros segmentos da sociedade.