Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores se reúnem com Presidente e Conselheiro do TCE

Vereadores se reúnem com Presidente e Conselheiro do TCE

por adm publicado 03/09/2018 16h33, última modificação 03/09/2018 16h33
16 de Abril de 2015

Na tarde desta quarta-feira, 15, no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Primavera do Leste estiveram reunidos vereadores, acompanhados do presidente da Casa, Josafá Barboza (PP), juntamente com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Valdir Teis e o conselheiro Antônio Joaquim.

A reunião teve por objetivo aproximar as instituições em seus objetivos comuns, que é de fortalecer o Estado, suas ações, prestações de serviços e eficiência em gestão pública.

O presidente do TCE, Valdir Teis, durante a reunião frisou a importância desse relacionamento – “…os Tribunais de Contas possuem, constitucionalmente, a missão de fiscalizar a utilização do dinheiro público. E o destinatário final de suas ações é a sociedade, muito embora o controle externo seja exercido pelo Poder Legislativo, porém, este o faz com o auxílio do Tribunal de Contas. Então daí a necessidade de estreitar as relações, capacitar os gestores, deixar o tribunal cada vez mais acessível, e é isso que estamos fazendo”.

O presidente da Casa, Josafá Barboza, buscou orientações junto aos conselheiros sobre gestão, aperfeiçoamento da prestação de contas, regulamentações das leis – “…é um momento importante e oportuno para abrirmos o debate sobre gestão pública, os conselheiros estão aqui com esse objetivo e nós estamos expondo as nossas linhas de trabalho, as recomendações propostas ao qual nos traz ainda mais subsídios para a melhoria da gestão pública. Estamos desenvolvendo um trabalho diferenciado nesta Casa, cumprindo rigorosamente o que determina a lei, inclusive com portal da transparência, e claro, cientes das responsabilidades e visando garantir um serviço público de qualidade à população. A integração com o tribunal, seguir as orientações é fundamental”.

Josafá salientou aos conselheiros que o diálogo é imprescindível entre parlamentares e instituições – “…o diferencial estratégico das relações institucionais está na abertura ao diálogo, na cooperação técnica e é isso que estamos observando, esse interesse do tribunal de vir até os municípios, buscar capacitar os gestores”.

O conselheiro Antônio Joaquim salientou que esse é o objetivo do TCE – “…a cada dia estamos avançando mais nessa direção visando levar conhecimento, ampliar a discussão na gestão pública, fazendo com que o cidadão tenha cada vez mais uma gestão pública eficaz, ou seja, uma gestão pública orientada para resultados. Em muitos dos casos os partidos políticos não preparam os vereadores para legislar, então estamos propondo um trabalho diferenciado em capacitar, mostrar as evoluções e tendências da administração pública”.

Participaram da reunião: Vereadora Carmen Betti (DEM); Vereador Edegar dos Santos (PROS); Vereador Leonardo Bortolin (PSD);  Presidente Josafá Barboza (PP), advogado José Antônio Leite Nogueira e assessora de gabinete Margarida.